Turismo e adicional ao IMI inflacionam preços no mercado. Linhas de Cascais e de Sintra e Oeiras são alguns dos locais procurados. 343 mil euros. Este foi o preço médio que cada estrangeiro pagou por casas que compraram no centro de Lisboa no último ano e meio, segundo a Confidencial Imobiliário. Perante este cenário, até quem não é português e procura uma casa mais em conta já está a fugir da cidade.
As famílias com créditos à habitação anteriores a 2012, que optem por transferir o crédito para outra entidade bancária, perdem a possibilidade de deduzir os encargos associados ao empréstimo em sede de IRS.
O mais recente estudo da CBRE revela que a zona prime em Lisboa registou a maior taxa de ocupação de escritórios no terceiro trimestre de 2017. No período em análise foram ocupados 35.390 m2, o que representa um acréscimo de 3% face ao trimestre anterior, e um total de 70 transações entre Julho e Setembro do corrente ano.
O imóvel conhecido por edifício Casa Navarro, localizado no final da Praça da Liberdade, está a ser transformado num hotel. Os donos da conhecida marca de lojas de joalharia e relojoaria, David Rosas, compraram o emblemático edifício do ex-BES, localizado na Avenida dos Aliados, por um valor superior a sete milhões de euros.
A McArthurGlen, líder na Europa em propriedade, desenvolvimento e gestão de designer outlets, e a Sonae Sierra, empresa internacional dedicada a servir as necessidades de investidores de retalho imobiliário, iniciam a construção do McArthurGlen Designer Outlet Málaga – o primeiro designer outlet do sul de Espanha.
A "financeirização" da habitação urbana está a impor tipologias pequenas nos prédios reabilitados. Arquitetos pedem cuidados na reabilitação e defendem que tem de ser possível regressar a estas frações quando o boom do turismo abrandar. A estratégia do Governo que está actualmente em consulta pública e preconiza uma “Nova Geração de Políticas de Habitação” defende “a promoção da reabilitação do edificado” e a dinamização “do mercado de arrendamento para fins habitacionais permanentes” nos centros urbanos.
A consciencialização dos municípios face à necessidade de definir uma estratégia de sustentabilidade é hoje uma realidade, sendo, para o efeito, crucial a aplicação de standards reconhecidos internacionalmente. As alterações demográficas, tecnológicas, económicas e ambientais que se têm verificado ao longo dos últimos anos impactam severamente o planeamento e a gestão das cidades. Mais de metade da população mundial vive já em áreas urbanas, pelo que urge tornar as cidades cada vez mais resilientes e smart, de modo a garantir, a longo prazo, um desenvolvimento sustentável eficaz e qualidade de vida aos seus cidadãos.
No primeiro semestre de 2017, foram inaugurados um milhão de metros quadrados (m2) em novos centros comerciais, na região Europa, Médio Oriente e África (EMEA), estando ainda em desenvolvimento mais de 11,1 milhões de m2 de novos espaços. Esta é uma das conclusões do mais recente relatório da CBRE “EMEA Shopping Centre Development”.
Prevê-se para os próximo três meses um aumento no volume e preço de transação nos setores residencial, comércio/ serviços e hoteleiro, associado a uma maior estabilidade nas taxas de rentabilidade dos diversos setores, destaca a consultora Deloitte, na 3ª edição do estudo “Portuguese Real Estate Investment Survey”. Isto, porque os agentes do setor imobiliário em Portugal revelam, no terceiro trimestre de 2017, a intenção de reforçar a sua estratégia de investimento (44%), em detrimento de outras estratégias, como a gestão de portefólio (31%) ou o desinvestimento (25%).
Seis meses depois, o banco liderado por Pablo Forero volta a reduzir a taxa de juro do crédito à habitação. Iguala o "spread" oferecido pelo Novo Banco e deixa a CGD "sozinha" com a margem mais elevada do sector. O BPI desceu, esta quarta-feira, o "spread" mínimo e igualou a oferta do Novo Banco: 1,5%. Ao mesmo tempo, deixou a CGD sozinha no lugar de banco com a taxa mais elevada para a compra de casa.
O Algarve recebeu a 23 de novembro o maior outlet da região sul. São mais de 50 marcas de moda e lifestyle distribuídas por 13 mil m2, com descontos de 30 a 70% durante todo o ano. Na fase de abertura os visitantes já podem usufruir de descontos exclusivos em mais de 30 lojas como: Adidas, Puma, Ericeira, Bimba y Lola, Calzedonia, Intimissimi, Triumph, Lacoste, Lion of Porches, Cortefiel, Springfield, Desigual, Decenio, Ana Sousa, Pepe Jeans, The Body Shop, Perfumes & Companhia, Douglas, Festina, Sunglass Hut, Multiopticas, Rockport, Seaside, Samsonite, Vista Alegre, Lameirinho,Textura e Home&Cook.