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Gestão Financeira

Índice do artigo

Este documento descreve a utilização do Portal de Avaliações Imobiliárias em termos de gestão financeira: Faturação aos Clientes e Pagamentos aos Avaliadores.

Criação do Relatório Anual para a CMVM >>

Após autenticação do utilizador com permissões de Gestão Financeira, será disponibilizado o acesso às funcionalidades de Gestão Financeira no menu lateral:

  • Área Financeira
    • Cliente
      • Faturas
    • Avaliador
      • Recibos

A Área Financeira tem como objetivo apoiar o departamento financeiro das empresas utilizadoras do Portal de Avaliações no registo e controlo da faturação e no registo e controlo dos pagamentos aos avaliadores.


Área Financeira - Resumo Financeiro

Esta página é apresentada imediatamente após a autenticação no Portal de Avaliações e também pode ser acedida através da ligação "Entrada" no menu lateral.

Nesta página é apresentada informação sobre Divergências de Faturação e Processos de Avaliação no Estado Faturação sem Fatura. Na área de divergências de faturação é apresentada informação sobre situações em que o valor faturado diverge dos valores preenchidos nos Processos de Avaliação, Faturas e Créditos/Débitos.

Exemplo de Página de Resumo Financeiro:

Faturação - Resumo Financeiro

Faturação - Resumo Financeiro


Área Financeira - Cliente

Nesta área são selecionados os Processos de Avaliação para os quais se pretende registar uma nova fatura.

A gestão da faturação aos clientes é feita através dos seguintes passos:

  • Preparação da Fatura
    • Na fase de preparação da fatura são selecionados os Processos de Avaliação que serão faturados na mesma fatura. Com esta informação, a aplicação cria uma mensagem de apoio à emissão da fatura com a listagem de Processos de Avaliação e respetiva informação individual
  • Finalização da Fatura
    • Na fase de finalização da fatura, são inseridos os dados finais da fatura com o número, a data de emissão, a data de vencimento e fatura em anexo.
  • Acerto de Valores
    • O acerto de valores permite registar alterações dos valores dos Processos de Avaliação após a emissão da fatura permitindo a gestão de Créditos e Débitos.

Para cada Processo de Avaliação são gravados os seguintes valores:

  • Valor Controller: valor definido pelo Controller no encerramento do Controlo de Qualidade
  • Valor Financeiro: valor revisto para Área Financeira antes da Emissão da Fatura
  • Valor Final: valor resultante das alterações após a Emissão da Fatura através de acertos de Crédito ou Débito do Cliente

Preparação de Dados para Emissão de Fatura

A listagem pode ser filtrada com diversos parâmetros incluindo o Cliente e o Mês de Entrega do Relatório de Avaliação.

De seguida deverá selecionar os Processos de Avaliação e escolher a opção "Preparar Fatura" nas Ações do topo da listagem.

Faturação - Filtro Cliente/Data Entrega

No formulário de preparação da fatura apresentado na página seguinte deverá preencher os campos obrigatórios:

  • Entidade para Faturação
  • Valor Base Total
  • Valor Imposto Total
  • Valor Total da Fatura

Quando o formulário é apresentado, os campos dos valores encontram-se pré-preenchidos de acordo com os valores associados aos Processos de Avaliação. Este valores podem ser alterados, por exemplo, em situações de faturação parcial dos Processos de Avaliação na altura da adjudicação pelo Cliente.

E também poderá preencher os campos opcionais que normalmente são preenchidos apenas no etapa de Finalização da Fatura.

  • Número (da fatura)
  • Data de Emissão
  • Data de Vencimento
  • Documento
  • Instruções

Preparação de Fatura

Os dados são validados na submissão do formulário não sendo permitida a gravação de divergências entre o valor base, valor do imposto e valor total da fatura.

Se os valores preenchidos não corresponderem à totalidade do valor faturado, é apresentada uma mensagem de aviso e é necessário confirmar a introdução dos dados de faturação parcial.

Com a gravação dos dados no formulário, é criada uma mensagem para os utilizadores com perfil Financeiro com a informação dos Processos de Avaliação em faturação:

Mensagem de Preparação de Fatura


Área Financeira - Cliente - Faturas

As faturas preparadas no ponto anterior ficarão disponíveis nesta área para serem geridas.

Na listagem de faturas clique na linha da fatura para visualizar o detalhe:

Faturação - Lista Faturas

Na página de detalhe da fatura clique em Finalizar Fatura:

Faturação - Detalhe Fatura

No formulário de finalização da fatura, deverá preencher os campos apresentados:

  • Número (da fatura)
  • Data de Emissão
  • Data de Vencimento
  • Instruções
  • Anexo

Faturação - Finalizar Fatura

Após este passo, a fatura terá a indicação de finalização na listagem de faturas:

Faturação - Lista Faturas

Depois deste passo, a página de detalhe da fatura passará a apresentar a possibilidade de registar o pagamento:

Faturação - Detalhe Fatura

Para a confirmação do pagamento é apenas necessário preencher a data de pagamento no formulário:

Faturação - Pagamento Fatura


Área Financeira - Cliente - Alteração de Valores após Faturação

Caso existam alterações aos valores de faturação, será necessário alterar o valor associado a cada Processo de Avaliação.

Esta Alteração de Valor após Faturação pode ser realizada a partir da Página da Fatura através das ligações Alterar Valor a Receber que se encontram na Listagem de Processos de Avaliação no Final da Página.

Página da Fatura:

Faturação - Fatura - Alterar Valor Processo de Avaliação

Após clicar na ligação Alterar Valor a Receber, é apresentado o formulário de alteração do valor com um aviso sobre a possibilidade de alteração do Débito/Crédito associado à fatura:

Formulário de Alteração do Valor do Processo de Avaliação após emissão de Fatura:

Faturação - Fatura - Alteração valor Processo de Avaliação

Em seguida poderá Editar a Nota de Crédito a partir da página da Fatura:

Faturação - Fatura - Editar Nota de Crédito

No Formulário de Edição da Nota de Crédito, poderá preencher a data de emissão, data de pagamento e anexar o respetivo ficheiro:

Faturação - Nota de Crédito - Formulário Edição


Registo de Fatura de Adjudicação

Aceder à página do Processo de Avaliação e clicar no link da informação financeira da área de Cliente.

Registo de Fatura de Adjudicação 01

Clicar em "Editar" na página de detalhe da informação financeiro do Processo de Avaliação.

Registo de Fatura de Adjudicação 02

Preencher o valor a receber.

Registo de Fatura de Adjudicação 03

Clicar em "Aprovar Valor".

Registo de Fatura de Adjudicação 04

Clicar em "Preparar Fatura"

Registo de Fatura de Adjudicação 05

No formulário preencher, pelo menos, os campos obrigatórios.

Registo de Fatura de Adjudicação 06

Como os valores não correspondem ao valor total do Processo de Avaliação, é necessário voltar a clicar em "Gravar" para confirmar a operação.

Registo de Fatura de Adjudicação 07

Aceda à listagem de Faturas e clique no botão que permite a finalização da Fatura.

Registo de Fatura de Adjudicação 08

Preencha a informação em falta.

Registo de Fatura de Adjudicação 09

Mais tarde, a partir da listagem de faturas poderá registar a fatura adicional. Para isso, clica na linha da Fatura para aceder à página de detalhe.

Registo de Fatura de Adjudicação 10

Clique em "Fatura Adicional".

Registo de Fatura de Adjudicação 11

Preencha os dados em falta.

Registo de Fatura de Adjudicação 12

Aceda à listagem de Faturas e clique no botão que permite a finalização da Fatura.

Registo de Fatura de Adjudicação 13

Preencha os campos em falta.

Registo de Fatura de Adjudicação 14

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