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Gestão Financeira - Área Financeira - Cliente

Índice do artigo

Área Financeira - Cliente

Nesta área são selecionados os Processos de Avaliação para os quais se pretende registar uma nova fatura.

A gestão da faturação aos clientes é feita através dos seguintes passos:

  • Preparação da Fatura
    • Na fase de preparação da fatura são selecionados os Processos de Avaliação que serão faturados na mesma fatura. Com esta informação, a aplicação cria uma mensagem de apoio à emissão da fatura com a listagem de Processos de Avaliação e respetiva informação individual
  • Finalização da Fatura
    • Na fase de finalização da fatura, são inseridos os dados finais da fatura com o número, a data de emissão, a data de vencimento e fatura em anexo.
  • Acerto de Valores
    • O acerto de valores permite registar alterações dos valores dos Processos de Avaliação após a emissão da fatura permitindo a gestão de Créditos e Débitos.

Para cada Processo de Avaliação são gravados os seguintes valores:

  • Valor Controller: valor definido pelo Controller no encerramento do Controlo de Qualidade
  • Valor Financeiro: valor revisto para Área Financeira antes da Emissão da Fatura
  • Valor Final: valor resultante das alterações após a Emissão da Fatura através de acertos de Crédito ou Débito do Cliente

Preparação de Dados para Emissão de Fatura

A listagem pode ser filtrada com diversos parâmetros incluindo o Cliente e o Mês de Entrega do Relatório de Avaliação.

De seguida deverá selecionar os Processos de Avaliação e escolher a opção "Preparar Fatura" nas Ações do topo da listagem.

Faturação - Filtro Cliente/Data Entrega

No formulário de preparação da fatura apresentado na página seguinte deverá preencher os campos obrigatórios:

  • Entidade para Faturação
  • Valor Base Total
  • Valor Imposto Total
  • Valor Total da Fatura

Quando o formulário é apresentado, os campos dos valores encontram-se pré-preenchidos de acordo com os valores associados aos Processos de Avaliação. Este valores podem ser alterados, por exemplo, em situações de faturação parcial dos Processos de Avaliação na altura da adjudicação pelo Cliente.

E também poderá preencher os campos opcionais que normalmente são preenchidos apenas no etapa de Finalização da Fatura.

  • Número (da fatura)
  • Data de Emissão
  • Data de Vencimento
  • Documento
  • Instruções

Preparação de Fatura

Os dados são validados na submissão do formulário não sendo permitida a gravação de divergências entre o valor base, valor do imposto e valor total da fatura.

Se os valores preenchidos não corresponderem à totalidade do valor faturado, é apresentada uma mensagem de aviso e é necessário confirmar a introdução dos dados de faturação parcial.

Com a gravação dos dados no formulário, é criada uma mensagem para os utilizadores com perfil Financeiro com a informação dos Processos de Avaliação em faturação:

Mensagem de Preparação de Fatura

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